Cansada de não se sentir representada em animações, Crystal redesenhou suas princesas favoritas.
Ainda é muito difícil encontrar representatividade em personagens de filmes, séries e animações, principalmente entre as figuras femininas. Foi por isso que a artista Crystal, mais conhecida na internet como Neoqlassical, passou a criar artes de meninas que fazem parte do movimento body positivity e recriar representações plus size das Princesas da Disney.
Você provavelmente cresceu assistindo a princesas como Cinderela, Merida, Elsa, Anna, Bela, Branca de Neve, Pocahontas, Mulan…. Todas com corpos dentro dos padrões de sua época. Apesar de a Moana ter vindo para quebrar esse paradigma, a ideia é que ela fosse mais gorda – mas a Disney pediu para “suavizar as curvas” da personagem. Pois é… Você já havia percebido a falta de representação plus size nessas animações? Isso alguma vez te incomodou?
Imagina só como tantas meninas se sentiam ao ver os filmes e não enxergar nenhuma princesa parecida com elas?
Todas as criações e recriações da NeoQlassical incentivam meninas a se aceitarem do jeito que são e, acima de tudo, gostarem de si mesmas. “Em uma sociedade que lucra com suas inseguranças, gostar de si mesma é um ato de rebelião“, escreveu a artista na legenda de uma de suas publicações.